Publicado: Quarta, 04 Maio 2016

Trocadores de calor de alta performance

  • Asvotec começa a fabricar uma nova geração de trocadores de calor de alta performance, cujo primeiro lote com 14 equipamentos será direcionado para a Plataforma de Petróleo – P72 e um segundo lote com 20 equipamentos será fornecido à Plataforma de Petróleo – P73.

A Asvotec iniciou a nova parceria com a empresa inglesa Heatric, subsidiária da empresa Meggitt, com a fabricação de dois pilotos de PCHE (Printed Circuit Heat Exchanger/Trocador de Calor de Circuito Impresso) em 2015. A empresa europeia é a mais nova parceira da Asvotec para o seu portfólio de clientes e seus produtos tornam-se um dos pilares para manter a carga de fábrica em 2016.

Em janeiro de 2016, a Asvotec iniciou a fabricação dos 14 Trocadores de Calor de Circuito Impresso (os PCHE’s), que serão aplicados nos campos de petróleo do pré-sal da Petrobras. Na sequência, será feita a fabricação dos 20 PCHEs para a P-73, com prazo para o final deste ano.

Para o diretor-geral, Christian Mader, a nova parceria assinala um momento histórico para a Asvotec, que dá um salto tecnológico na área de soldas especiais em aços inoxidáveis duplex e super duplex. Esses aços são utilizados principalmente em indústrias, combinando resistência à corrosão e mecânica de alto nível, em ambientes típicos nas operações offshore (serviços prestados em mar como plataformas petroleiras e navios) e onshore (serviços prestados a indústrias localizadas em terra). “Os nossos profissionais têm de ser habilidosos, cuidadosos e treinados”, afirmou o diretor.

O executivo disse que as negociações com a Heatric foram bastante intensas, em especial em relação à qualificação técnica e também elogiou a cultura de parceria da empresa inglesa, que buscou um fornecedor para o longo prazo no Brasil. A Asvotec realizou uma série de investimentos para a nova tecnologia, entre eles máquinas de solda, adequação da fábrica com ponte rolante e bunker de radiografia, diversos instrumentos e dispositivos. Assim, demonstrou suas competências e conquistou a confiança e o projeto do cliente. O protótipo foi produzido em três meses.

Sr. Donizete Ziccatt (Contratos), que integrou a equipe de treinamento na Inglaterra, em 2015, confirma que os tempos atuais apontam para uma nova era de trocadores de calor que pesam menos, ocupam menos espaço nas plataformas e apresentam melhor performance nas operações comparados com os trocadores de calor tradicionais de casco e tubo.

Matéria veiculada em 2013 no site www.gov.uk informou que a empresa Heatric ganhou um contrato de 80 milhões de libras para fornecer trocadores de calor de circuito impresso de alta performance compactos (PCHEs) para a empresa nacional brasileira de petróleo e gás, Petrobras. Esses PCHEs serão utilizados nas Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSOs), implantadas nos campos de petróleo do pré-sal, na costa do Brasil.